info@ispotec.ac.mz +258 84 072 6974   Rua da Mozal, 269-Matola
EGI01

Gestão de Produção e Logística Industrial

Código do curso
EGI01
Campus
Mozal
Nivél
Licenciatura
Duração
4 Anos
Creditos
Tipo
Laboral e Pós Laboral

Objecttivos Gerais :

Formar profissionais com competências para actuar nas diversas áreas e etapas do processo produtivo e logística industrial (produção, transporte, processamento, distribuição e utilização dos produtos), considerando aspectos econômico-sociais-ambientais, desenvolvendo o senso de análise crítica e a criatividade na abordagem, antecipação e resolução de problemas interagindo com as tendências do mercado.

O Curso de licenciatura em Gestão de Produção e Logística Industrial se compromete a formar profissionais capazes de acompanhar naturalmente a constante evolução da produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos e de sua transferência e aplicação na sociedade e no mundo do trabalho tem sido o grande desafio. Face à necessidade crescente de desenvolvimento industrial o curso apresenta-se como vector importante no relançamento das capacidades produtivas industriais a nível da província de Maputo.

O Curso pela sua estrutura e sua flexibilidade assegura o prosseguimento em pós-graduação sejam em cursos de especialização, ou programas de formação strito sensu (mestrado e doutorado), que proporcionam condições para o desenvolvimento de um processo de construção permanente de conhecimentos e de saberes. Para tanto, o curso centra e possibilita uma interpretação pluralista da cultura do saber, com forte ênfase na combinação entre a gestão a técnica e processos produtivos, para atender aos complexos vector da mudança e também os interesses de elevação das competências integrativas dos profissionais. A forma metodológica para o aprendizado compreende no aprender a interpretar, fazer fazendo e a solucionar problemas, devendo este profissional actuar nas actividades diversas da indústria do petróleo e gás natural, desde a prospecção até a comercialização. Deverá interagir entre as organizações do sector produtivo e seus parceiros, empregando e desenvolvendo tecnologia adequada e promovendo a diminuição de impactos ao meio ambiente com responsabilidade social de forma sustentável.

A Licenciatura em Gestão de Produção e Logística proporciona uma formação de carácter científico e técnico multidisciplinar, aliada ao desenvolvimento de competências práticas através da aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações reais e com possibilidade de realização de estágio curricular. Esta licenciatura fornece competências base em gestão e específicas nas áreas da gestão da produção industrial e da gestão dos fluxos físicos e informacionais que preenchem os sectores da distribuição e logística industrial. A Tecnologia Aplicada à Administração da Cadeia de Suprimentos a “Supply Chain Management” visa oferecer o máximo valor ao cliente e o máximo retorno sobre o activo fixo e, em tempos de inovações tecnológicas, é impossível imaginar a logística sem o emprego da tecnologia da informação, independentemente do segmento essa tecnologia permite mais velocidade na integração e na troca de informações entre as várias actividades de toda cadeia de valor das empresas a aplicação da tecnologia da informação facilita os fluxos das atividades mais simples e as estratégicas e, quando bem empregadas no processo logístico, permitem a criação de vantagens competitivas para as empresas. O sistema logístico integrado e a movimentação de produtos será eficiente na transferência de cada uma das actividades dos Centros de produção aos consumidores.

Requisitos especificos

O curso estabelece dinâmicas pedagógicas diferenciadas e próprias das desenvolvidas na prática dos cursos de tecnologia, tendo como ponto de partida a consciência da mudança de postura no contínuo processo de formação. O perfil profissional do profissional deve dispor de uma sólida formação aliada a uma capacidade de aplicação de conhecimentos técnico- científicos em sua área de actuação de forma a agregar valor económico à organização e valor social ao indivíduo. São os seguintes os requisitos específicos para que o estudante seja admitido a uma das licenciaturas orientadas: Para a frequência dos cursos é permitido aos estudantes que tenham terminado:


12ª classe, no ramo "A" ou habilitação legalmente equivalente

Prova de ingresso: O ingresso para os cursos e condicionado pelo exame de admissão que pode ser oral ou escrito.

Perfil Ocupacional

O graduado em Gestão de Produção e Logística Industrial poderá exercer a sua profissão nos seguintes sectores de actividade:



Entendimento do funcionamento dos mercados e da forma de interacção dos agentes económicos;

Manuntenção industrial e construções de máquinas;

Formação de técnicos básicos e médios;

Oficinas de meios circulantes (terrestres, aquáticos e aéreos);

Indústria ligeira, metalúrgica e metalo-mecânica;

Máquinas de elevação e transporte

Instalações de produção e aproveitamento de energia térmica e refrigeração e climatização.

As actividades, funções e ocupações que poderão ser desempenhadas pelo graduado do 1o Ciclo do curso de Engenharia e Gestão Industrial, são as seguintes:
1. Planificação e gestão da produção;
2. Direcção técnica e fabril;
3. Direcção de serviços auxiliares nas empresas e/ou organismos, tais como transportes, manutenção, armazenagem entre outras;
4. Concepção de processos tecnológicos e operacionalização de projectos de implantação de sistemas de produção
5. Controle da qualidade de peças;
6. Optimização de processos tecnológicos, concepção e desenvolvimento de alternativas para utilização de energia;
7. Gestão integrada dos modelos organizacionais;
8. Gestão de empresa e formulação de estratégias competitivas e de desenvolvimento.
9. Desenvolvimento das políticas de produção, "marketing" e logística.

Saídas Profissionais

Os licenciados estarão preparados para se empregarem nas seguintes organizações:

Empresas industriais ou de serviços, de grande, média ou pequena dimensão e em diferentes sectores; Análise e optimização de processos;

Gestão industrial e gestão de operações;

Planeamento e gestão da produção, planeamento e gestão de materiais, aprovisionamento e gestão de inventário, transportes e distribuição;

Avaliação e gestão de projecto;

Projecto de instalações, projecto de implantações, organização de sistemas produtivos; Higiene e segurança industriais; Qualidade total e consultadoria, entre outras.